quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Piritiba e sua história



















Piritiba surgiu de um sonho do Cel. João Damasceno Sampaio que idealizou a criação de uma cidade localizada nas suas terras no Piemonte da Chapada Diamantina, no centro da Bahia. Este sonho começou a se concretizar em 1925. Conta a história que o Cel. João Damasceno era um grande sonhador, mesmo em uma região semi-árida com fortes estiagens, e com poucas probabilidades de desenvolver uma cidade.Estas constatações foram confirmadas pelo sr. Manoel Nazeozeno Lopes que era conhecido na época pelo seu grande conhecimento técnico em agrimensura e desenho. Este era um período muito instável para realizar qualquer sonho, pois o país passava por uma série de reformas constitucionais, movimentos armados, reforçados pela Coluna Prestes.
Após a efetivação do projeto criado pelo Sr. Manoel Nazeozeno Lopes, o Cel. João Damasceno convidou os primeiro moradores a construir as primeiras cinco residências. Os primeiros moradores foram Francisco Marcelino de Miranda, Virgilio Lima, Eleodorio Lima, Ismael Lima e o próprio Manoel de Alcino. As pessoas que não tinham condições recebiam lotes para construir suas casas.
A localidade foi inpulsionada pela cosntrução da Estrada de Ferro da Companhia Brasileira de EStradas de Ferro, sendo que em 1927 os primeiros trilhos começaram a chegar na Fazenda Cinco Várzeas. A construção da estrada férrea, da casa do chefe da estação, dos feitores, permitiu que algumas pessoas se deslocassem para conseguirem emprego, este fato culminou com a realização da primeira feira livre do município em abril de 1928, um ano antes do fato que modificou os destinos econômicos do mundo que foi a quebra da bolsa de Nova iorque que afetou a economia cafeeira no país.

Em 1932 na gestão do prefeito da cidade de Mundo Novo Dr. Raul da Costa Vitória elevou o distrito de Cinco Várzeas a categoria de distrito. Em 1933 com a Estrada de Ferro, o povoado de Cinco Várzeas, passou a denominar-se de “Povoado do Junco”. Em 05.04.1934 o Decreto Estadual 8.881, criou o Distrito de Cinco Várzeas, para ser mudado novamente em caráter definitivo para o nome de “Piritiba”, através do decreto estadual 11.089 de 30.11.38.
Em 1934 com a inauguração da estrada de ferro, começaram a chegar os primeiro comerciantes em Piritiba: Jose Batista Cardoso, Antiacho Pereira Lima, Pedro Neves de França e seus filhos: Herundino Neves de França, Jose Neves de França, César Sampaio, Virgilio Barros, Leovegildo Gonçalves Lopes, Adelino Moura, Francisco Batista (Chico Batista), Dario Rios Gomes, entre outros. Em dezembro de 1939, desembarca em Piritiba, pela Estrada de Ferro o Dr. Carlos Ayres de Almeida, a convite do farmacêutico Sr. Aloísio Cedraz. Ambos trabalhavam no Distrito do França. Após o evidente desenvolvimento do distrito de Piritiba, movimentos políticos levaram a sua emancipação política, em 27 de setembro de 1952 pela Lei nº 503 assinada pelo então Governador Dr. Régis Pacheco. O sr. Otávio Souza Santos foi nomeado prefeito com um mandato de 02 anos, até as eleições municipais que iria ocorrer em 1954, que culminou com a eleição do Dr. Carlos Ayres de Almeida eleito para um mandato de 04 anos (1954-1958). Após um período de resistências da cidade de Mundo Novo,e até da revogação da Lei nº 503 que dava condições de município a Piritiba, o deputado sr. Waldir Pires, abraçou a causa, e colocou em tramitação a Lei nº140 que devolvia a autonomia a Piritiba, lei esta assinada pelo então governador da Bahia Dr. Antônio Balbino. Assim Piritiba conseguiu completa autonomia do município de Mundo Novo.



(emancipação política)


Fonte: http://www.piritiba.ba.gov.br/ Acessado em: 10/02/2011 às 22:03






Nenhum comentário:

Postar um comentário